Este ano vamos ter na Ludoteca as seguintes actividades:
· Dia do pequeno cientista (uma vez por mês)
· Dia dos jogos tradicionais (uma vez por mês)
· Tarde de cinema (umas vez por semana...ver cartazes afixados na escola)
· Dia da música (uma vez por mês)
· Dia do Teatro (uma vez por periodo)
· Outros… (consoante as propostas dos departamentos)
Segue-se uma breve descrição destas actividades:
Dia do pequeno cientista
Um dia por mês, haverá uma actividade designada por dia do pequeno cientista. Esta actividade é proposta pelo grupo de C.F.Q., que já a vem desenvolvendo esporadicamente, em articulação com as escolas do 1.º ciclo deste Agrupamento e com o Colégio Teresiano.
Nesse dia, as turmas do 1º ciclo ou da pré escola dirigem-se à escola sede do Agrupamento para realizar actividades experimentais, ao ritmo de uma história, configurando uma actividade “Hora do Conto” com especial incidência na actividade experimental.
Esta actividade tem como principais objectivos despertar o gosto pela ciência nas crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico, cativando-as em particular para a Química, de uma forma mais divertida que o habitual. O fascínio por aquilo que acontece num laboratório de Química pretende ser induzido através da execução de experiências no âmbito das reacções químicas, estimulando os sentidos da criança, numa associação com a aprendizagem significativa acerca do mundo que a rodeia.
Pretende-se igualmente, dar a conhecer aos alunos diversos materiais de laboratório, de uso mais comum, símbolos de aviso e de perigo que constam em alguns reagentes químicos, bem como formas de manusear estes materiais com a segurança necessária, de forma a transmitir já alguns conceitos científicos relacionados com a prática química laboratorial. No final, cada professora irá levar consigo um pequeno dossier com uma ficha de trabalho, onde os alunos poderão mostrar o que aprenderam em relação aos materiais de laboratório, uma série de protocolos com as experiências aqui realizadas, uma lista com os símbolos de perigo/aviso que lhes foram dados a conhecer e ainda uma lista de versos relacionados com a história da ciência. Pretende-se estimular assim a cultura científica na criança, através da rima, possibilitando-lhe aprender factos relacionados com as descobertas científicas, como quem aprende uma tabuada ou uma lenga-lenga.
Dia dos jogos tradicionais
Vamos brincar com tradição! Às escondidas ou à apanhada, ao lençinho, ao pião, ao eixo, ao mata, com berlindes e caricas...aprender a dançar o vira e o malhão, brincadeiras de outros tempos que devemos trazer de novo às nossas crianças, numa recolha paciente dos jogos tradicionais do nosso país. Trazer à memória o encanto dos divertidos momentos da nossa meninice: as correrias desenfreadas, as gargalhadas, o riso e a fantasia...uma verdadeira caixa de recordações que sabe bem abrir.
Numa sociedade que vive uma profunda crise de valores, é urgente voltar a ensinar as nossas crianças a brincar duma forma criativa, livre, sem estar sujeita a brinquedos eléctrónicos que além de serem apenas propriedade de alguns, apenas promovem a inactividade física.
Trazer até às crianças de hoje os velhos jogos de ontem, é talvez a mais divertida lição de História que lhes podemos dar, levando-os à descoberta deste tesouro.
Os jogos tradicionais, transmitidos de geração em geração, são um valioso legado cultural, que importa preservar e dar a conhecer.
Tarde de cinema
Com esta actividade pretende-se dar a oportunidade aos alunos de assistir a filmes que não puderam assitir no cinema, quer por carência económica, quer por falta de oportunidade. A selecção de filmes, será feita com base em critérios de qualidade, relacionados com a chamada de atenção para problemas sociais como o racismo, a droga, a delinquência juvenil, a discriminação social de toda a ordem e outros cujo valor seja relevante. As turmas deverão inscrever-se, indicando o género de filme pretendido (Drama, Comédia, Ação, Romance...etc)
Relativamente às outras propostas de actividade do mês, não me vou estender aqui, uma vez que outras pessoas estarão em melhores condições para promover e defender essas actividades. Cabe-me apenas abrir este espaço ao seu desenvolvimento, por considerar que são importantes na nossa escola e têm dado provas de captar o interesse de imensos alunos. Refiro-me ao clube dos cavaquinhos, ao clube de teatro, à nossa horta, etc...
Enfim, como conclusão, considero que compete a um projecto deste género, oferecer às crianças deste agrupamento, variadas actividades, que contribuam para o seu desenvolvimento, diversão e cultura. Espero obviamente, contar com a colaboração de todos os professores que prestam serviço neste espaço pois, sem o seu contributo, nada disto poderá ser concretizado.